Feche
a caixa
Arquivo pessoal das alunas citadas abaixo. Jogo adaptado para jogar em dupla/duas equipes. |
Trabalho desenvolvido por: cyntia lúcia;
fabíola ribeiro, karla de jesus; laiane paulo, e kathlen manoella, alunas do 6°
semestre de pedagogia da faculdade anhanguera de brasília.
Para
confeccionar:
01 caixa de papelão grande encapar ou
decorar a gosto;
02 dados;
09 bolinhas de isopor cortadas ao meio
totalizando 18 partes (serão usadas para fechar as casas dos números).
18 tampinhas de garrafa 09 para cada
lado, enumeradas de 01 a 09.
Público-alvo:
1° ao 3° ano
Obs.: fica a critério do professor fazer
ou não adaptações, dependendo do nível de dificuldade da turma. O jogo permite
mudanças diversas. Podendo inclusive ser retirada a regra das 45 vidas (v.
Instruções) e utilizar somente a adição matemática – nesse caso ganha quem
tiver menos pontos no total das somas das casas que não puderam ser fechadas.
Oficina para confecção de mini-jogos (ASMD e Feche a Caixa) - Arquivo Pessoal. |
Conteúdo:
Objetivos
do jogo:
·
Trabalhar o raciocínio lógico
matemático;
·
Fazer cálculos utilizando adição e
subtração;
·
Fechar o maior número de casas e perder
um mínimo de pontos em cada rodada;
Instruções
do jogo:
Mas antes, um pouquinho de história:
Esse
jogo foi inventado há séculos, por marinheiros da Normandia que queriam se
divertir durante as longas viagens nos mares. Eles ensinavam os moradores
locais durante suas paradas nos portos e foi assim que o mesmo ficou conhecido
em todo o mundo.
1° o jogo pode ter a participação de 02
alunos (usando a versão dupla ou individual do tabuleiro) ou de 2 grupos, a
critério do professor;
2º
deve-se anotar em um papel ou quadro a pontuação inicial de 45 vidas para cada
participante, número que poderá ser diminuido a cada rodada;
3º
o primeiro jogador lançará os 02 dados, e então terá que fechar uma ou duas
casas do tabuleiro. O total obtido através da soma dos números sorteados é que
determinará a(s) casa(s) fechada(s). Exemplo:
deu 02 em um dado e 06 no outro, o jogador poderá fechar a casa 08 ou então a
casa 06 e 02,05 e 03, 07 e 01, etc;
4°
o mesmo jogador continua a lançar os dados até que o total de pontos feitos nos
dados não permita mais fechar nenhuma combinação de casas;
5°
o jogador, então deve somar os valores das casas que permaneceram abertas e
tirar o total das 45 vidas que recebeu no início do jogo;
6º
passa a vez para próximo jogador, repetindo o mesmo procedimento;
7º
quando as casas 07, 08 e 09 estiverem
fechadas, o jogador poderá optar se joga com (01) ou (02) dados;
8º
o jogo continua com várias rodadas e a subtração do total de vidas que o
participante possui, até algum deles ser eliminado;
9º
o jogador será eliminado quando acabarem as suas 45 vidas ou quando o número de
uma das rodadas for maior que o número de vidas;
10º
então ganhará quem ao final permanecer com qualquer número de vidas.
Aqui, a título de curiosidade, algumas versões do jogo "Feche a Caixa":
Vendido no Aliexpress. |
Fonte: |
Fonte: http://professorphardal.blogspot.com.br/ |
Aproveitem!
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