terça-feira, 10 de novembro de 2015

Jogos em sala de aula ~ 6 Feche a Caixa

Feche a caixa

Arquivo pessoal das alunas citadas abaixo.
Jogo adaptado para jogar em dupla/duas equipes.

Trabalho desenvolvido por: cyntia lúcia; fabíola ribeiro, karla de jesus; laiane paulo, e kathlen manoella, alunas do 6° semestre de pedagogia da faculdade anhanguera de brasília.


Para confeccionar:
01 caixa de papelão grande encapar ou decorar a gosto;
02 dados;
09 bolinhas de isopor cortadas ao meio totalizando 18 partes (serão usadas para fechar as casas dos números).
18 tampinhas de garrafa 09 para cada lado, enumeradas de 01 a 09.

Público-alvo: 1° ao 3° ano
Obs.: fica a critério do professor fazer ou não adaptações, dependendo do nível de dificuldade da turma. O jogo permite mudanças diversas. Podendo inclusive ser retirada a regra das 45 vidas (v. Instruções) e utilizar somente a adição matemática – nesse caso ganha quem tiver menos pontos no total das somas das casas que não puderam ser fechadas.
 
Apresentação do jogo durante a Semana Acadêmica - 2015 -  Arquivo Pessoal.

Oficina para confecção de mini-jogos (ASMD e Feche a Caixa) - Arquivo Pessoal.
Disciplina: Matemática
Conteúdo:


Objetivos do jogo:
·         Trabalhar o raciocínio lógico matemático;
·         Fazer cálculos utilizando adição e subtração;
·         Fechar o maior número de casas e perder um mínimo de pontos em cada rodada;
·         Aprender brincando.

Instruções do jogo:

Mas antes, um pouquinho de história:
Esse jogo foi inventado há séculos, por marinheiros da Normandia que queriam se divertir durante as longas viagens nos mares. Eles ensinavam os moradores locais durante suas paradas nos portos e foi assim que o mesmo ficou conhecido em todo o mundo.

1° o jogo pode ter a participação de 02 alunos (usando a versão dupla ou individual do tabuleiro) ou de 2 grupos, a critério do professor;

2º deve-se anotar em um papel ou quadro a pontuação inicial de 45 vidas para cada participante, número que poderá ser diminuido a cada rodada;

3º o primeiro jogador lançará os 02 dados, e então terá que fechar uma ou duas casas do tabuleiro. O total obtido através da soma dos números sorteados é que determinará a(s) casa(s) fechada(s). Exemplo: deu 02 em um dado e 06 no outro, o jogador poderá fechar a casa 08 ou então a casa 06 e 02,05 e 03, 07 e 01, etc;

4° o mesmo jogador continua a lançar os dados até que o total de pontos feitos nos dados não permita mais fechar nenhuma combinação de casas;

5° o jogador, então deve somar os valores das casas que permaneceram abertas e tirar o total das 45 vidas que recebeu no início do jogo;

6º passa a vez para próximo jogador, repetindo o mesmo procedimento;

quando as casas 07, 08 e 09 estiverem fechadas, o jogador poderá optar se joga com (01) ou (02) dados;

8º o jogo continua com várias rodadas e a subtração do total de vidas que o participante possui, até algum deles ser eliminado;

9º o jogador será eliminado quando acabarem as suas 45 vidas ou quando o número de uma das rodadas for maior que o número de vidas;


10º então ganhará quem ao final permanecer com qualquer número de vidas.

Aqui, a título de curiosidade, algumas versões do jogo "Feche a Caixa":

Vendido no Aliexpress.

Fonte: www.ip.usp.br

Fonte: http://professorphardal.blogspot.com.br/
Aproveitem!

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