Filmes, dia de domingo, família reunida durante à tarde para ver um filminho, ok, certo? Mas e num dia letivo, usar um filme para introduzir um conteúdo ou explicar alguns fatos, é possível e efetivo?
Fonte: desconhecida |
Sabemos que filmes são usados, não de hoje, em sala de aula, mas como tornar, realmente, o uso de filmes um recurso didático?
Bom, primeiramente precisamos seguir alguns passos!
- Definir em que parte do bimestre o filme será utilizado, vendo um melhor momento para que não seja algo cansativo ou que os objetivos passem de forma despercebida pelos alunos.
- Converse com sua turma, conheça seus alunos e adeque a escolha do filme a eles. Não esqueça de que eles precisam entender o contexto e compreender o que será pedido.
- Escolher e assistir previamente o filme, afinal não queremos surpresas desagradáveis, não é? Nem sempre pode-se confiar na classificação indicativa do filme.
- Pensar: é necessário realmente assistir ao filme inteiro, ou posso fazer um, digamos, "resumo" do filme, selecionando as melhores (dentro do planejamento da aula) para vermos?
- Filme definido, agora é necessário que haja uma introdução do recurso. Os educandos não podem chegar na sala de aula achando que hoje será um dia de passatempos, então é preciso que se explique o contexto em que o filme está sendo utilizado, já enfatizando a respeito da atividade que será realizada após o mesmo.
Esse ponto é realmente importante! O filme não deve ser só uma ilustração! Filmes têm uma média de 100min, e isso é muito para ser "desperdiçado" apenas como uma "foto em movimento". Use o filme, pense numa boa proposta pedagógica para ele.
Dito isso, trago agora uma opção interessante e super completa com um filme que as crianças adoraram, para trabalharmos em sala de aula!
Bee Movie
Dicas
e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.
Por
Danielle Lourenço
Título
no Brasil: Bee movie – a história de uma abelha
Título
original: Bee movie
País
de origem: EUA
Gênero:
Animação
Classificação
etária: Livre
Tempo
de Duração: 91 minutos
Ano
de lançamento: 2007
Site
oficial: http://www.beemovie.com
Estúdio/Distrib.:
Paramount Pictures Brasil
Direção: Steve Hickner/Simon J. Smith
Sinopse:
O
filme mostra o mundo das abelhas sob a ótica das abelhas, ou seja, diferente do
olhar humano.
Assim,
Barry Benson, uma abelha recém-formada, decide processar os humanos pela
apropriação indevida do mel.
O
filme mostra, de modo claro, a necessidade do equilíbrio nos ecossistemas e da
codependência entre todas as espécies vivas para a sustentabilidade da vida na
Terra.
Crítica do filme
“
A animação Bee movie é uma forma encantadora de analisarmos a nossa sociedade,
o mundo das abelhas e as relações de interdependência entre os sistemas e
ecossistemas. Além disso, o jogo de palavras envolvendo a temática do mel é
muito bacana! Mel-ravilhoso mesmo!” (Danielle Lourenço – Pedagoga)
Sugestões pedagógicas
1) A Vida das Abelhas.
Para
perfeita compreensão do filme, seria interessante que os alunos tenham
orientações iniciais sobre a vida das abelhas.
Alguns
sites interessantes:
2) Sociedade.
Depois
disso, proponha uma análise. O filme retrata situações que refletem a sociedade
das abelhas e outras que refletem a sociedade humana. Quais são elas?
3) Conceito de equipe.
Bee
movie deixa muito claro o conceito de equipe, mencionando a importância das
pequenas tarefas para a realização do todo.
Solicite
aos alunos que identifiquem no filme em que momentos este conceito aparece.
Em
seguida, peça que transponham estas situações para o cotidiano escolar e
familiar. Onde estou? Qual minha função e importância neste grupo?.
4) Exploração da natureza.
O
personagem principal, Berry Benson, questiona a exploração ao mel das abelhas.
Argumente com seus alunos:
a)
Realmente os humanos exploravam as abelhas?
b) Que outros reinos da natureza são explorados na natureza?
c) Até que ponto o homem pode usufruir da natureza?
b) Que outros reinos da natureza são explorados na natureza?
c) Até que ponto o homem pode usufruir da natureza?
5) Ecossistemas.
Trabalhe
o conceito de interdependência entre os ecossistemas, questionando os alunos
sobre o que acontece quando as abelhas vencem a batalha judicial e param de
trabalhar.
6) Polinização.
Peça
aos alunos que expliquem por que o processo de polinização é fundamental para
os humanos.
7) Equilíbrio ambiental.
Ao
final do filme, Barry torna-se um advogado “animal” e recebe em seu consultório
uma vaca reclamando da usurpação do seu leite.
Como
podemos viver em harmonia com os demais seres vivos? Como conseguir este
equilíbrio ambiental?
8) Palavras.
O
filme brinca muito com as palavras de modo a relacioná-las ao tema abelhas.
Mel-ravilhoso! Favo-loso! Mel-lênio! Abelhar! Proponha uma brincadeira. E se o
filme fosse sobre cães? Que palavras poderíamos criar?
9) Atividade com os Pais.
O
filme pode ser muito interessante para trabalharmos com os pais! Alguns
aspectos que podem ser abordados: a escolha precoce das profissões na transição
do Ensino Médio para a faculdade; pais que não escutam seus filhos; sucessão
familiar; a descoberta da vida fora da colmeia – descoberta do mundo exterior e
rompimento do cordão umbilical familiar; como acontece o despertar da
verdadeira vocação; a escolha das namoradas, que não podem ser vespas nem
aranhas.
10) Jogos em Inglês.
O
site oficial do filme está em inglês, mas há jogos bem interessantes. Que tal
uma parceria com a “teacher” da sua escola?
11) O mundo das abelhas - Extras.
Nos
extras do DVD é possível fazer perguntas pré-formuladas ao Barry Benson.
Algumas são apenas reprises de momentos vistos no filme, mas outras são
favo-losas para aprender mais sobre o mundo mel-ravilhoso das abelhas!
Links
complementares
Site
oficial do filme:
Esta sugestão de trabalho tem autoria de Daniele Lourenço, Pedagoga, e está disponível em: <http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/filmografia/leitura.html?newsID=f784b134a1e54c079790c02719d933e6>.
Aqui nestes links você pode encontrar mais opções de filmes e indicações de como trabalhá-los em sala de aula:
- "Utilizando filmes em sala de aula."
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/filmografia.html?p.offset=0
- "Confira os filmes com resenhas e planos para trabalhar com estudantes de Ensino Infantil I e II"
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2492
E então, o que acha? O uso de filmes dá certo ou não? Nós o consideramos um ótimo recurso didático, que abre um leque grande de informações e possibilidades de uso em sala, independente da matéria!
Dica: "Ah! Mas não tenho como comprar esses filmes, por serem antigos ou por serem caros, como faço?"
Bom, vamos baixá-los e levar à escola em pendrive ou mídia (DVD).
Recomendo que aprendam a usar o Utorrent, aplicativo que baixa arquivos de forma rápida e sem problemas com a internet lenta ou que cai muito!
Aqui um tutorial: http://filmeshunter.com/como-baixar-torrent/
E nesse mesmo site você já encontra os links para baixar filmes!
Obrigada pela leitura! Continue acompanhando nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário