terça-feira, 26 de maio de 2015

Sarau... Conhece? Inspirações de como usá-lo!

Olá, tudo bem?! Vamos falar sobre saraus? 

Se você, como eu antes de escrever esse post, não sabe como explicar o que é um SARAU, é melhor começarmos por aí, não é? 

O sarau é uma festa, um evento cultural, onde podemos ter música, poesia, dança, obras de artes, discussões a respeito de livros... enfim, onde podemos discutir ideias e arte!

Sérgio Vaz e o Sarau da Cooperifa, no bar do Zé Batidão (Foto: Gerardo Lazzari)


Uma explicação mais "específica", falando sobre a origem da palavra seria interessante, não? Gostei muito dessa, do site da Revista Superinteressante:

"Segundo o dicionário, sarau é uma “festa nocturna, dentro de casa, onde se dança, executa música e recita”. Há quem pense que se trata de um galicismo moderno derivado do francêssoirée (reunião nocturna), mas não é esse o caso. Embora ambas as palavras tenham raiz no latim serotinus (tardio, pela tarde), a origem reside no galego serao (anoitecer) e no catalão sarau, baile nocturno popular de que já havia registo em 1537." (Retirado do site: <http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1477:qual-e-a-origem-da-palavra-qsarauq&catid=12:artigos&Itemid=86>. Acesso em: 26 maio 2015.) 

Agora que já temos uma noção melhor do que é sarau, vamos nos inspirar para levarmos isso para dentro das nossas salas de aula?

Parenteses aqui, por favor.
E sim, isso vale para você que ainda está estudando para se tornar um professor, ok? Uma dica que te dou é a seguinte: comece a anotar ideias que você ache interessante, que pense "ah, isso tornaria a aula tal muito mais dinâmica e prazerosa". Faça uma listinha de atividades "diferentes", saia da rotina, ainda que seja ao utilizar uma música para introduzir um conteúdo de história, por exemplo!

Voltando às inspirações para utilizar o sarau na escola, encontrei no site "Plataforma do Letramento", o projeto "Realizar um Sarau com a Turma", interessantíssimo, com vários passos e dicas!
Transcreverei aqui, a parte principal do post, mas vocês podem acessá-lo, na íntegra, no link que vou deixar no final.

Experimente - Realizar um Sarau com a Turma

Público-alvo: Alunos de Ensino Fundamental

Objetivos:
• Desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura de poemas. 
• Conhecer um repertório de poemas por meio da leitura feita pelo professor e por si mesmo.
• Identificar nos textos lidos os jogos de palavras, as rimas, as repetições que marcam os ritmos, as intenções do autor, a beleza da linguagem. 
• Conhecer alguns poetas, de estilos variados, e saber um pouco sobre sua vida, trajetória e principais obras. 
• Reconhecer o sarau como um tipo de evento cultural. 
• Participar ativamente da organização e realização de um sarau. 
• Declamar poemas com ritmo e entonação adequados ao texto, ao público e à situação de comunicação.

Material:
• livros e sites de poesias;
• vídeos e áudios de pessoas experientes declamando poemas.

Sugestão de encaminhamento:

Apresentação da proposta 
Um bom jeito de começar é ler ou declamar um ou mais poemas para a turma e, em seguida, conversar sobre esses poemas e sobre outros que eles conheçam. Ao final, proponha a realização de um sarau, que poderá ser destinado ao público escolar ou aberto às pessoas da comunidade. Para isso, você pode pedir aos alunos que  pesquisem o que é um sarau, como se organiza, além de pesquisarem poemas e trazer os que mais lhes agradarem para compartilhar com o grupo.

Seleção de repertório 
Essas audições seguidas das conversas contribuirão para que, pouco a pouco, os alunos descubram seus estilos, temas e autores preferidos. Ao mesmo tempo que ampliam seu repertório poético, eles já podem ir escolhendo os poemas que querem apresentar no sarau. Deixe-os à vontade para escolher se preferem ler em voz alta ou memorizar um poema e declamá-lo de forma mais dramática, coletiva ou individualmente.
É interessante oferecer algumas estratégias de memorização. Por exemplo: declamar ou ler para os alunos o poema inteiro durante alguns dias consecutivos; declamar e pedir que repitam verso por verso; declamar junto com os alunos à medida que vão memorizando o texto; ouvir declamações de poetas ao vivo ou em áudio; um aluno ler poemas em voz alta, fazendo pausas para que os demais repitam cada trecho. Clique aqui para ler mais dicas. 

Ensaios 
A ideia de se apresentar publicamente pode intimidar alguns alunos. Para garantir que eles se saiam bem nessa empreitada, é preciso ensaiar com a classe e conversar sobre suas atuações para que se aperfeiçoem pouco a pouco e se sintam mais à vontade com a exibição no dia do sarau. 

Combine com a turma dias da semana nos quais dois ou três alunos recitam um poema para os demais. Caso tenham selecionado o mesmo poema, não há problema, pois o que importa nesse momento é que assumam lugar semelhante ao que ocuparão no dia do sarau. Após os ensaios, estimule o grupo a tecer comentários, enfatizando o que cada colega revelou de bom em sua apresentação e dando dicas do que pode ser melhorado.
Por fim, oriente a turma a organizar o repertório que vão apresentar. Os estudantes podem optar por ler ou declamar alguns poemas individualmente, outros em duplas, pequenos grupos ou até apresentar um poema coletivamente. 

Preparação 
Envolva toda a turma na organização do evento, definindo: o local, o dia e o horário em que acontecerá; a produção dos convites, as formas de divulgação e quem serão os convidados; os recursos que serão usados nas apresentações etc. Se forem utilizar aparelhos para amplificar o som, é necessário treinar o uso do microfone.
É preciso saber: como posicioná-lo diante da boca; a distância que se deve tomar para que a voz não fique estridente, ou para que não se produzam sons desagradáveis no meio da fala; como se posicionar caso o microfone esteja num pedestal; cuidados para não se enroscar no fio, entre outros. 


O grupo deverá divulgar o evento e enviar os convites com pelo menos uma semana de antecedência. No dia do sarau, o espaço deve estar preparado, conforme o que tenham combinado, de modo que seja aconchegante e agradável para os convidados e os "artistas". É interessante decorar o local com poemas ilustrados pelos alunos ou outras obras artísticas. Um cuidado importante: o palco deve ter um fundo mais neutro para não desviar a atenção do público daquele que está se apresentando.

Avaliação 
Combine com a turma um dia para avaliar o evento: oriente que cada um enfoque a própria atuação, pois assim aparecerão mais os pontos positivos, que favorecem o fortalecimento da autoestima e a confiança entre o grupo e o professor. Você pode apresentar, com cuidado, alguns pontos frágeis do evento como um todo (não em apresentações individuais). Procure destacar os conhecimentos construídos ao longo de todo o preparo do sarau e o que pode ser aprimorado nos próximos eventos.

Autora da oficina: Madalena Monteiro, contadora de histórias e formadora do Projeto Entre na Roda. Leia o projeto completo aqui: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/605/realizar-um-sarau-com-a-turma.html?pagina=1

Agora, algumas inspirações em vídeos, afinal é sempre bom ver crianças soltando a imaginação, descobrindo um mundo novo, o mundo das artes!

SARAU

Desporto Escolar

Escola Secundaria de Rio Tinto
Declamação de poesia
Catarina Ribeiro
Professora Nini

 Sarau Escolar
Escola EB 2,3 - Dr. Nuno Simões em Calendário, apresentou uma música na Casa das Artes em V.N.Famalicão, em 21 de Abril de 2012.

Com o intuito de aproximar o aluno da poesia, canção e texto, o Sarau Literário, projeto interdisciplinar do Colégio ISBA, que todos os anos aprofunda os estudos sobre um autor brasileiro, escolhido junto aos alunos do Ensino Fundamental, segue sua tradição neste ano de 2013.


Bom, espero que o post tenha ficado claro, e que possa inspirar você, querido professor, a instigar seus alunos a buscar as artes. Que possa orientar seus alunos a entender e fazer arte, viver poesia!
Para finalizar, deixo para sua apreciação um trecho da poesia "Viver", de Carlos Drummond de Andrade, e o desejo de que viver seja mais, seja descobrir e se arriscar em novos rumos:

Mas era apenas isso,
era isso, mais nada?
Era só a batida
numa porta fechada?

E ninguém respondendo,
nenhum gesto de abrir:
era, sem fechadura,
uma chave perdida?

Carlos Drummond de Andrade, in 'As Impurezas do Branco'


Até a próxima! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário