terça-feira, 26 de maio de 2015

E então, pensa que acabou?

Oi oi, querido leitor!

Ainda temos muitas inspirações para você!
E claro, como dito no post anterior, você também pode participar do nosso blog! Quer algum post específico? Algum material diferente? Nos escreva!

Fonte: http://blogdolele.blog.uol.com.br/arch2008-08-01_2008-08-31.html

Vamos nos inspirar um pouquinho mais? Segue alguns projetos para desenvolver com sua turma!
Lembre-se: seja flexível! Adapte o que quiser, para que fique adequado aos seus alunos!

Vamos lá?



1 - 
Maternal Nadir Adolfina Pereira
Projeto
Tema: Na minha escola tem...
Justificativa: O projeto partiu da idéia de contribuir na fase de adaptação das crianças na escola, fazendo com que elas se sintam acolhidas e seguras no ambiente escolar. A possibilidade de exploração do seu ambiente escolar gera curiosidade na criança, e possibilita a interação com outras pessoas, objetos, e situações. Com o tema “Na minha escola tem...”, será trabalhado não só os espaços físicos da escola, mas também a interação emocional da criança, a apropriação dela naquele mundo em que ela está sendo inserida, e a ampliação do seu convívio social, buscando assim uma experiência prazerosa e interativa para a criança no ambiente escolar.
Aprendizagens a construir: O projeto busca de forma lúdica possibilitar os alunos a conhecerem melhor a sua escola, a aprender sobre cada ambiente, regrinhas simples do seu cotidiano, brincadeiras e espaços novos, construção de brinquedos, e á interação social com seus coleguinhas e com os funcionários da escola.
Metodologia: Serão realizadas atividades como:
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Culinária;
  • Histórias;
  • Vídeos;
  • Construção de brinquedos;
  • Musica e Dança.
Recursos: Os recursos utilizados serão visita e exploração dos ambientes escolares como:
  • Cozinha e refeitório;
  • Salas de aulas  e de vídeo;
  • Brinquedoteca;
  • Banheiros;
  • Escadas e elevador;
  • Secretaria;
  • Áreas recreativas.
  • Utilizando também materiais de papelaria e recicláveis.
Avaliação: A avaliação será feita de acordo com os interesses dos alunos, e participação, sendo assim uma avaliação qualitativa.
Culminância: Elaboração de murais, expondo as fotos das experiências vividas pelas crianças e atividades construídas ao longo do projeto.
Produto final: O projeto ficará materializado através de fotos e portfólio.

2-
Projeto
Tema: Fantoches De Caixinha
Fonte: http://educacaoespecial-nedivonfruauff.blogspot.com.br/

Faixa etária: 3º Ano
Justificativa: A reciclagem é uma saída para amenizar a qualidade de lixo produzida por cada pessoa. Ela consiste na separação, seleção e recuperação de materiais inorgânicos (vidros, papel, plástico, mental, etc.). Além de ser uma ótima alternativa para a preservação do meio ambiente, também será fonte de respiração e criatividade em nossa escola, pois colecionaremos caixas de leite e gelatina durante o semestre e as transformaremos e belos fantoches.
Objetivos:
Conscientizar os alunos  e a comunidade quanto a importância do reaproveitamento de materiais para a melhoria do meio ambientes e qualidade de vida;
Incentivar a criatividade;
Promover a interação comunidade escola.
Metodologia: Os alunos farão coleção de caixas de leite e gelatina. Com o material recolhido serão confeccionados fantoches que serão utilizados nas horas do conto. O produto final será apresentado em uma exposição aberta ao público.
Avaliação: Acontecerá de forma contínua aprimorando os acertos e corrigindo os equívocos durante o processo, bem como registrando os avanços, dificuldades e desenvolvimento dos alunos.


3-
Projeto - Reciclar é preciso
Faixa etário: 1º Ano    
Tema: Reciclar é preciso - O papelão sendo transformado em jogos e brinquedos
Apresentação: A cada dia que passa, o nosso planeta está ficando mais poluído prejudicando a nossa qualidade de vida. Tentando amenizar um pouco esta poluição, pensou-se em alternativas para diminuir um pouco a agressão a natureza. Uma dessas alternativas é a reciclagem, na qual materiais são reaproveitados dando origem a outros produtos para o uso da sociedade, evitando assim que estes materiais fiquem jogados sem uso, tendo um destino apropriado.
Justificativa: A reciclagem é tão importante quando a sua fabricação. A matéria prima para a fabricação de papel já está escassa, mesmo com políticas de floresta mento e com uma maior conscientização da sociedade em geral. Ensinar os alunos desde pequenos o papel fundamental da reciclagem poderá proporcionar no futuro uma melhora na qualidade de vida e preservação da natureza.
Objetivo:
 Conhecer as diversas formas do papelão;
Valorizar e compreender o processo de reciclagem como útil e de preservação á natureza;
Construir jogos e brinquedos.
Metodologia:
Roda de conversar;
Papelão trazido de casa pelos alunos para a construção dos jogos e brinquedos;
Observação e regime;
Confecção de jogos e brinquedos;
Visita a uma empresa de reciclagem;
Exposição dos jogos e brinquedos construídos.
Avaliação: Ocorrerá no decorrer de todo o processo, observando a participação desenvolvimento do aluno.

Agora, que tal assistir à entrevistas com mulheres que são educadoras conceituadas?

Palestra de Emília Ferreiro sobre Alfabetização:

Entrevista com Magda Soares sobre os métodos de alfabetização;


Bom, por enquanto é isso! Espero que aproveite o material disponibilizado.
Comente o que achou! O que mais gostaria de ver aqui no Pedagogia Em Movimento?

Abraços! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário