Ainda temos muitas inspirações para você!
E claro, como dito no post anterior, você também pode participar do nosso blog! Quer algum post específico? Algum material diferente? Nos escreva!
Fonte: http://blogdolele.blog.uol.com.br/arch2008-08-01_2008-08-31.html |
Vamos nos inspirar um pouquinho mais? Segue alguns projetos para desenvolver com sua turma!
Lembre-se: seja flexível! Adapte o que quiser, para que fique adequado aos seus alunos!
Vamos lá?
1 -
Maternal Nadir Adolfina Pereira
Projeto
Tema: Na
minha escola tem...
Justificativa: O
projeto partiu da idéia de contribuir na fase de adaptação das crianças na
escola, fazendo com que elas se sintam acolhidas e seguras no ambiente escolar.
A possibilidade de exploração do seu ambiente escolar gera curiosidade na
criança, e possibilita a interação com outras pessoas, objetos, e situações.
Com o tema “Na minha escola tem...”, será trabalhado não só os espaços físicos
da escola, mas também a interação emocional da criança, a apropriação dela naquele
mundo em que ela está sendo inserida, e a ampliação do seu convívio social,
buscando assim uma experiência prazerosa e interativa para a criança no
ambiente escolar.
Aprendizagens a construir: O
projeto busca de forma lúdica possibilitar os alunos a conhecerem melhor a sua
escola, a aprender sobre cada ambiente, regrinhas simples do seu cotidiano,
brincadeiras e espaços novos, construção de brinquedos, e á interação social
com seus coleguinhas e com os funcionários da escola.
Metodologia: Serão
realizadas atividades como:
- Brincadeiras;
- Jogos;
- Culinária;
- Histórias;
- Vídeos;
- Construção
de brinquedos;
- Musica
e Dança.
Recursos: Os
recursos utilizados serão visita e exploração dos ambientes escolares como:
- Cozinha
e refeitório;
- Salas
de aulas e de vídeo;
- Brinquedoteca;
- Banheiros;
- Escadas
e elevador;
- Secretaria;
- Áreas
recreativas.
- Utilizando
também materiais de papelaria e recicláveis.
Avaliação: A
avaliação será feita de acordo com os interesses dos alunos, e participação,
sendo assim uma avaliação qualitativa.
Culminância: Elaboração
de murais, expondo as fotos das experiências vividas pelas crianças e atividades
construídas ao longo do projeto.
Produto final:
O projeto ficará materializado através de fotos e portfólio.
2-
Projeto
Tema:
Fantoches De Caixinha
Fonte: http://educacaoespecial-nedivonfruauff.blogspot.com.br/ |
Faixa etária:
3º Ano
Justificativa:
A reciclagem é uma saída para amenizar a qualidade de lixo produzida por cada
pessoa. Ela consiste na separação, seleção e recuperação de materiais
inorgânicos (vidros, papel, plástico, mental, etc.). Além de ser uma ótima
alternativa para a preservação do meio ambiente, também será fonte de
respiração e criatividade em nossa escola, pois colecionaremos caixas de leite
e gelatina durante o semestre e as transformaremos e belos fantoches.
Objetivos:
Conscientizar
os alunos e a comunidade quanto a
importância do reaproveitamento de materiais para a melhoria do meio ambientes
e qualidade de vida;
Incentivar
a criatividade;
Promover
a interação comunidade escola.
Metodologia:
Os alunos farão coleção de caixas de leite e gelatina. Com o material recolhido
serão confeccionados fantoches que serão utilizados nas horas do conto. O
produto final será apresentado em uma exposição aberta ao público.
Avaliação:
Acontecerá de forma contínua aprimorando os acertos e corrigindo os equívocos
durante o processo, bem como registrando os avanços, dificuldades e
desenvolvimento dos alunos.
3-
Projeto - Reciclar é preciso
Faixa etário: 1º Ano
Tema: Reciclar é preciso - O papelão sendo transformado em jogos
e brinquedos
Apresentação: A cada dia que passa, o nosso planeta está ficando mais poluído
prejudicando a nossa qualidade de vida. Tentando amenizar um pouco esta
poluição, pensou-se em alternativas para diminuir um pouco a agressão a
natureza. Uma dessas alternativas é a reciclagem, na qual materiais são
reaproveitados dando origem a outros produtos para o uso da sociedade, evitando
assim que estes materiais fiquem jogados sem uso, tendo um destino apropriado.
Justificativa: A reciclagem é tão importante quando a sua fabricação. A matéria prima
para a fabricação de papel já está escassa, mesmo com políticas de floresta
mento e com uma maior conscientização da sociedade em geral. Ensinar os alunos
desde pequenos o papel fundamental da reciclagem poderá proporcionar no futuro
uma melhora na qualidade de vida e preservação da natureza.
Objetivo:
Conhecer as diversas formas do papelão;
Valorizar e compreender o processo de reciclagem como útil e de
preservação á natureza;
Construir jogos e brinquedos.
Metodologia:
Roda de conversar;
Papelão trazido de casa pelos alunos para a construção dos jogos e
brinquedos;
Observação e regime;
Confecção de jogos e brinquedos;
Visita a uma empresa de reciclagem;
Exposição dos jogos e brinquedos construídos.
Avaliação: Ocorrerá no decorrer de todo o
processo, observando a participação desenvolvimento do aluno.
Agora, que tal assistir à entrevistas com mulheres que são educadoras conceituadas?
Palestra de Emília Ferreiro sobre Alfabetização:
Entrevista com Magda Soares sobre os métodos de alfabetização;
Bom, por enquanto é isso! Espero que aproveite o material disponibilizado.
Comente o que achou! O que mais gostaria de ver aqui no Pedagogia Em Movimento?
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário