terça-feira, 26 de maio de 2015

Projetos - Como começar!?

Imagem de: https://diyfamily.wordpress.com/2009/09/22/popsicle-stick-lamp/
E então, querido leitor, professor ou não, nós já sabemos que projetos são um traçado de metas e etapas para se alcançar um objetivo final, mas e como criar um projeto?
Aqui está a transcrição de um post interessantíssimo do site "Só Pedagogia" onde o autor nos dá um passo a passo de "como elaborar um projeto pedagógico".

Como elaborar um Projeto Pedagógico
1. Como fazer um projeto? Tema do Projeto – a questão apresentada pelo educador, pode não ser um problema para o aluno, por isso podemos permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções.
• Trabalho em grupo – é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo com seu interesse, trocando idéias, discussões, ou melhor um processo de construção de cooperação.
2. Como fazer um projeto? Tema do Projeto definido por: alunos professores comunidade. Explorar uma questão; Definir os problemas; Soluções.
3. Como fazer um projeto? trabalhar em grupos enriquece o trabalho; Contribuição criativa; Troca de idéias e discussões.
4. Projeto: Nome/Título
• Justificativa (por que?)
• Objetivos (necessidades a alcançar)
• Atividades (o que fazer?)
• Estratégias (como fazer?)
• Acompanhamento (direcionamento)
• Avaliação (estímulo).
5. Como fazer um projeto? Acompanhamento do Projeto
• Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto.
• Perguntar.
• Contra-argumentar
• Orientar sem fornecer soluções.
6. Uso de mídias e tecnologia
•internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora etc.
•Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas(power point,word, paint, porta USB, etc.)
7. Outras atividades paralelas:
• Show de talentos
• Exposição de desenhos
•Exposição de fotos
•Desfile de modas
•Painel de poesia
•Jogral
•Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.)
•Teatro.
DICAS:
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.
Post na íntegra em: Só Pedagogia

Agora que já temos um "norte" sobre como construir um projeto, que tal algumas dicas de como se inspirar para construir? Que tema escolher? Que materiais usar? 
Bom, já foi dito que a internet é uma ferramenta gigantesca, cheia de possibilidades, certo? 
Vamos usá-la em nosso favor então! 
Algo que ajuda muito é olhar fotos de projetos prontos e definir se aquilo é viável, se não é, o que podemos fazer para adaptá-lo a nossa realidade, tanto na questão material quanto na questão do desenvolvimento intelectual dos alunos (séries da Educação Infantil, séries do Ensino Médio).
Uma ferramenta que recomendo é o site Pinterest. Lá você tem uma gama imensa de imagens dos mais variados tipos de projetos para várias datas comemorativas e com muitas diferenças. Como dizem, tem para todos os gostos!
Aqui uma pequena amostra: 
https://www.pinterest.com/search/pins/?q=projetos%20escolares
Na pesquisa do link usei as palavra-chaves: "projetos" e "escolares", porém vejam as imagens a seguir, que encontrei pesquisando: "projetos" e "horta".



Imagem encontrada em: https://www.pinterest.com
 É sempre bom buscarmos referências antes de atividades. As ferramentas online podem ser usadas para levamos recursos diferentes do "exercício xerocado", tão frequente e tedioso.
Imagem encontrada em: https://www.pinterest.com
Agora, encerrando o post, gostaria de deixar uma inspiração de projeto que pode ser implementado durante todo o ano letivo, a "Horta na Escola".

Projeto: Horta na Escola

Justificativa:
Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças e de adolescentes com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam , a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades. Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores.

Objetivos:
• Sensibilizar e conscientizar as crianças e adolescentes de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
• Organizar a Horta da Escola ;
• Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
• Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
• Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
• Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
• Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

Duração:
O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.
Porém, é necessário dizer que o projeto terá data de início,porém não é possível estabelecer uma data de término, pois os alunos sempre estarão cuidando da horta, pois será uma atividade interessante, onde eles mesmos “construirão” algo que será, de certa, deles.

Público alvo:
Alunos do Ensino Fundamental.
Esse é um projeto, que pode ser adaptado para qualquer série, pois seus objetivos são, num geral, atemporais.

Desenvolvimento/Atividades:
Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso. Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.
• Reunião com pais, alunos, professores e funcionários para esclarecimento e informações sobre o Projeto da Horta.
• Organizar o Mutirão de limpeza com a participação dos pais;
• Viabilizar recursos como arames, adubos, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças- parceria com pais e comerciantes locais;
• Buscar ajuda e esclarecimentos sobre a organização da horta em instituições que tenham cursos de Agronomia ou Técnicas Agrícolas;
• Organização dos canteiros juntamente com pais, alunos e professores;
• Distribuição das tarefas/responsabilidades para cada turma;
• Acompanhamento das atividades desenvolvidas na horta pela direção, professores e pais voluntários;
• Palestra sobre o tema;
• Realização de pesquisa sobre: organização da horta,o solo, período e o clima , os alimentos e seu valor nutricional,a importância do solo na reprodução de alimentos; os cuidados com a preparação do solo; tipos de verduras e legumes a serem plantados.
• Organização do Canteiro de Compostagem- responsáveis: alunos e serventes.

Recursos materiais:
• Ferramentas
• Adubos
• Sementes e mudas
• Tijolos,tábuas- cercar os canteiros.
• Mangueira- regar

Avaliação:
O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré- estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

Esse projeto, da Escola Estadual do Campo de Barra do Lontra - Ensino Fundamental, na íntegra, pode ser encontrado no seguinte link:
http://www.stlbarra.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/10/2320/767/arquivos/File/PROJETOHORTANAESCOLA.pdf


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Obrigada pela leitura! 


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