Vamos começar uma nova coluna, a "Reportagem da Semana"!
Fonte: http://galeria.colorir.com/profissoes/outras-profissoes/reportagem-pintado-por-imshampoo-1035168.html |
É sempre importante estarmos atualizados, certo? Então devemos buscar informações e visões diferentes e atuais de assuntos pertinentes a nossa profissão, logo, semanalmente, traremos um post com uma (ou mais, dependendo da semana) reportagem!
Espero que aproveitem a reportagem do site Gestão Escolar e que não fiquem apenas com as matérias que postarmos! É preciso ter vontade de se atualizar.
Blog das coordenadoras pedagógicas: a
gestão escolar vista de dentro da escola e na prática
Colocar a
criança como protagonista pode fazer toda a diferença
26/05/2015
Colocar a criança na posição de responsável pelas
próprias produções pode fazer toda a diferença (Foto: Shutterstock/JoHo)
Uma professora da turma de 5 anos
chegou toda animada para o encontro de formação e falou que gostaria de
compartilhar com o grupo o motivo da felicidade. Eu já sabia do que se tratava
e achei bom abrir um momento para o relato, pois poderia ser interessante para
levantar a reflexão sobre os diferentes fatores que interferem na aprendizagem
das crianças.
Transcrevo o que ela nos contou:
“Vocês se lembram de quantas vezes eu
falei sobre minha preocupação com a aprendizagem do David e do Alessandro? Eles
não se interessavam pelas atividades, sempre davam um jeitinho de não
participar das situações de leitura, escrita e de contagem e das atividades do
projeto de Arte. Os dois sempre queriam ficar no canto de faz de conta, brincar
com os bonecos, ficar apenas sentados olhando e fazer alguma “arte” como sair
de fininho para o parque ou se esconder atrás das estantes da sala. Por mais
que eu propusesse atividades diferenciadas e ajustadas aos conhecimentos deles,
nenhum dos dois se envolvia. Pois é… Quero contar que os dois estão muito
diferentes e participam ativamente das propostas. Em duas semanas, o David, que
usava apenas algumas letras para representar o nome dele, já consegue
escrevê-lo perfeitamente e a cada dia vem me mostrar como já consegue localizar
várias palavras nas listas que estão no mural da sala. O Alessandro, que se
recusava a participar dos jogos que envolviam contagem, agora me pede para
ficar o tempo todo na mesa de jogos matemáticos no momento do diversificado e
também está muito interessado nas situações de escrita. Ambos estão contentes
em participar das situações didáticas e avançando muito!”
Quando a professora terminou de
falar, uma das colegas perguntou o que havia acontecido e se ela tinha feito
algo diferente ou se, de tanto insistir em propor situações específicas, estava
dando certo. A professora respondeu:
“Acredito que foi por conta da
apresentação que fizemos para o dia da família na escola. Vocês se lembram de
que ensaiei uma música com a turma e as crianças faziam de conta que eram
integrantes de uma banda de rock? Tanto o David como o Alessandro foram os
guitarristas e se sentiram muito especiais com essa escolha. Nos ensaios, já
tinha ficado visível que eles estavam se esforçando para fazer tudo muito bem
feito, pedindo ajuda para os pais para assistir shows de bandas reais na
internet. No dia da apresentação, eles capricharam no visual e pareciam
verdadeiros guitarristas! Os colegas acharam o máximo! Minha hipótese é que a
melhoria da autoestima deles fez toda a diferença. Eles se sentiram muito
valorizados quando os colegas se orgulharam deles. Depois disso, também
passaram a ficar mais interessados e motivados nas atividades de sala.”
O grupo fez vários comentários e a
conversa girou em torno do quanto é importante as crianças participarem de
projetos que tenham um produto final e que elas sejam responsáveis por ele,
atuando como protagonistas. Durante o encontro de formação, surgiram outros
exemplos de situações em que os pequenos passaram a interagir muito melhor com
os objetos de conhecimento por conta de outros fatores.
Toda a reflexão foi bem significativa
e o relato da professora nos propiciou a percepção de como podemos encontrar
caminhos e encaminhamentos que fazem toda a diferença.
E você, já se surpreendeu com algum
fato ou encaminhamento que mudou tudo no envolvimento das crianças com as
situações didáticas? Compartilhe conosco!
Um abraço, Leninha
Escrita por: Leninha Ruiz
Até a próxima, querido leitor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário